Porque morder o ouro?

O ouro puro é muito mole para ser utilizado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas.

Você já deve ter visto em algum filme que quando alguém recebe uma moeda de ouro ele leva aos dentes e dá uma pequena mordida para verificar se é ouro mesmo. Isso acontece porque para testar a maleabilidade, basta morder o mineral amarelo que está sendo testado. Se ele ficar marcado pelos dentes é ouro, caso contrário não é, mas cuidado, morder forte demais pode estragar a peça caso seja um anel ou jóia.  Os atletas costumam fazer isso também, mas de brincadeira, até porque as medalhas atuais não são de ouro maçiço.

A origem do gesto remonta ao século XIX, quando comerciantes recebiam moedas de ouro como pagamento pelas mercadorias que vendiam. Como o metal puro é maleável, as marcas dos dentes após uma mordida ficariam visíveis e atestariam sua autenticidade.

Se você está em dúvida se é ouro mesmo ou quanto vale, não quebre seus dentes (risos), venha na Compro Ouro FR em Guarulhos, e faça uma avaliação, sendo um bom negócio para você, pagamos a vista em especie.

Venha nos visitar